E-mail marketing: o que é e como funciona um “Autoresponder”?

E-mail marketing: o que é e como funciona um “Autoresponder”?

O E-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso da sua estratégia de marketing digital, sendo indispensável para  atingir uma grande parte
do público, criar e cultivar relacionamento com os seus clientes e complementar campanhas iniciadas em outras plataformas.

Quem pretende utilizar o e-mail marketing para alavancar o seu negócio precisa entender um pouco mais sobre uma de suas principais ferramentas, o autoresponder e saber como usá-la para disparar campanhas e atingir seus objetivos.

O que é “Autoresponder”?

Como o nome sugere, essa é uma ferramenta que tem como função disparar emails de forma automática para a sua lista. Com isso, você consegue automatizar o envio de campanhas de email para a sua base de contatos. O recurso é amplamente utilizado para criar e fortalecer o relacionamento de sua empresa com seus futuros clientes, impedindo que você “os perca” no caminho até a conversão.

Por exemplo, muitos clientes em potencial entram em seu site e não compram nada, mas isso não significa que nunca irão. Mas, para que isso aconteça, você precisa construir uma base, ou lista como é chamado. Ao capturar o email desses visitantes e com o e-mail marketing, você pode manter contato com eles até que estejam prontos para adquirir o seu produto ou serviço. Essa “nutrição” é feita a partir de um autoresponder, que envia emails automaticamente para cada novo contato.

Campanha de Broadcast ou Autoresponder?

Uma ferramenta de email marketing pode ser utilizada tanto para o envio de um e-mail para toda base de contatos (chamado de broadcast), que pode ser segmentada por você, quanto para enviar uma sequência pré-determinada de e-mails para uma pessoa (autoresponder). Essa segunda opção pode ser ajustada para acontecer após a realização de um evento específico, por exemplo, ao fazer o download de um conteúdo.

Ao cadastrar o email, seu cliente estará empolgado com seu conteúdo, por isso, é importante enviar material para ele com uma frequência alta, um intervalo de um ou dois dias apenas. Após o terceiro e-mail, essa intensidade deve ser diminuída gradativamente para que você não comece a incomodar o usuário com tantas mensagens e levá-lo a descadastrar-se da sua lista de e-mail, ou até pior, marcá-lo como spam.

E-mail marketing não é SPAM

Antes de começar a sua campanha de email marketing, é importante que você sempre tenha clara em sua mente a diferença entre email marketing e spam. A pior coisa que pode acontecer é enviar um email a alguém que não se cadastrou e não está interessado no que você tem a dizer. Além de não ter resultado, quem receber a mensagem pode marcá-lo como spam, fazendo com que você seja jogado em uma blacklist. Caso isso aconteça, seus emails não irão chegar para os seus clientes, acabando com qualquer estratégia baseada na ferramenta.

Quais as opções de AUTORESPONDER no mercado? 

Hoje existem dezenas de empresas que oferecem esse tipo de serviço. Algumas das mais conhecidas são as internacionais Infusion, MailChimp,Aweber, GetResponse, Ontraport. Todas elas são ótimas, mas são estrangeiras e o pagamento é em dólar.

No Brasil existem várias opções também como RDStation, E-goi, KlickMail e LeadLovers. Hoje eu utilizo a RDStation e a LeadLovers. Se você me perguntar qual eu recomendo, eu recomendo todas as que falei aqui. Depende da sua demanda. Mas, se você está começando recomendo que olhe com carinho para o LeadLovers. Além dos recursos bem focados em quem está começando, o custo-benefício é bem interessante.

 

 

 

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