Aprendendo a especificar um Objetivo

AUTOR: Douglas Ferreira / Life Coaching

É muito importante no inicio do processo de coaching o coachee determinar seus objetivos. São os objetivos que movem o individuo para seu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Podemos dizer que determinar os objetivos pessoais se trata da criação de uma obra de arte, o mais interessante, é que se torna o principio básico para transformar nossa vida em uma obra de arte completa e sustentável.

 

Já conversamos algumas vezes sobre objetivos de vida, como pode ser visto nos links abaixo:

Artigo 1Artigo 2Artigo 3Artigo 4Artigo 5

Neste artigo, vamos montar um roteiro prático de como utilizar as ferramentas de coaching para determinar um objetivo realizável e que podemos alcançar não se preocupando com a grandeza do mesmo. Para esta tarefa, vamos também conhecer os conceitos CRIE-PE e SMART. Vamos começar.

O primeiro passo é especificar qual o seu objetivo respondendo as seguintes questões:

O que? – Definir o que você quer é metade do caminho de se especificar um objetivo. Inicialmente, esta definição pode ser algo como: “Quero um trabalho melhor”, “Quero melhorar meu salário atual”, “Quero mudar a rotina de minha vida”, “Quero conhecer novas pessoas”, “Quero emagrecer”, “Quero aprender um curso novo”, entre muitos outros. O importante em se definir o objetivo, é não ser genérico demais. Evite objetivo como “Quero ficar rico”, substituindo por objetivos como: “Quero um emprego melhor, ou um salário melhor”.

Por quê? – Respondendo a esta questão, você estará obtendo motivos reais para alcançar o seu objetivo. Quanto mais motivos você encontra para o seu objetivo, mais forte e real ele se torna em sua vida, tornando mais fácil o processo de desenvolvimento de metas para alcança-lo.

Como? – Determinar como você pode realizar seu objetivo o leva a percorrer mais um caminho para se chegar ao mesmo. É com este questionamento, que iremos determinar se você possui as habilidades e competências necessárias para realizar seu objetivo. O mais interessante nesta etapa, é que não devemos nos preocupar se chegarmos a conclusão de que não temos as habilidades necessárias, pois com o processo do coaching, é neste momento que iremos aplicar um maior comprometimento, aprendendo novas habilidades e descobrindo novas competências que antes nem imaginávamos vir a aprender ou possuir. É agora que o coaching começa a se tornar um processo atrativo e funcional.

Quando? – Dar um prazo, determinar uma data ou um acontecimento que possa demonstrar que você conseguiu realizar seu objetivo. Determinar este prazo é a peça importante que fecha o nosso processo de determinar um objetivo. É neste momento que podemos determinar todos os pontos do mesmo e começar a traçar uma linha de trabalho que vai auxiliar todo o processo.

Determinado estes passos, o nosso trabalho apenas começa. Não é apenas determinar o objetivo, mas o papel mais importante deste processo é determinar também o quanto este objetivo é realizável e todas as ferramentas que serão necessárias neste processo. É neste momento que vamos para a segunda parte de nosso artigo, conhecer as ferramentas CRIE-PE e SMART.

Aguardo vocês em breve na continuação deste modelo.

Especificação de Objetivos – Passo a Passo

Aprendendo a especificar um objetivo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s