Como curar uma marca através do blog da empresa

Autor:  Bruno Ssouza

A American Marketing Association define marca como um sinal distintivo, visualmente perceptível, que distingue e identifica produtos industriais, comerciais ou serviços, e cuja a finalidade é diferenciá-los de outros idênticos ou semelhantes, ou seja, a marca indica a procedência, qualidade e valor de produto ou de serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. Marca é um meio de se distinguir perante o consumidor e concorrência.

Uma boa marca vai precisar de:

  • Enviar uma mensagem corporativa de uma forma clara e concisa.
  • Conectar-se com os clientes e motivá-los a retornar.
  • Aumentar a sua credibilidade.

Quão importante é uma marca?

Se você quer crescer, você tem que ser algo além. Para fazer isso, você deve ter uma imagem corporativa credível . Então, se você concorda que a marca é particularmente importante quando se trata de construir uma empresa, porque tantos blogs e sites estão fazendo de forma errada?

A resposta simples: os blogs são feitos por pessoas como você e eu.

Como construir sua marca

Uma marca não é algo a ser colocado de uma só vez. Você deve ser capaz de encontrar o primeiro sentido, e depois fazer várias alterações à medida que envelhecem. É claro, um especialista em branding é capaz de fazê-lo brevemente, mas se você quiser experimentar por si mesmo, vai levar um pouco de tempo. Você terá de recolher feedback e agir no momento certo.

Nome

A primeira coisa em  que você precisa se  concentrar não é claramente no que você faz e em quem você é. Meu primeiro blog foi uma questão pessoal, que mostra o meu nome. Dentro história da minha vida profissional e minhas paixões. Isso é bom para um blog pessoal com o qual quer construir sua marca pessoal. O Discurso para um negócio é diferente ou se você quer vender serviços em uma área específica. Ninguém se importa qual é o seu nome, mas o que você faz. “Blog na empresa” é sobre blog corporativo e não poderia ser chamado de outra forma.

Pense em suas palavras-chave e foque nas quais melhor descrevem o seu negócio. Pense sobre o que as pessoas poderiam buscam no google. Seu nome deve refletir o seu produto.

Projeto

Um blog visualmente atraente é o próximo passo para a construção de uma marca forte. Muitas vezes navegando em outros blogs, vejo um monte de blogueiros que não se preocupam com o design.

Seu blog deve ser confortável, utilizável e funcional.

É lento? Há muitos anúncios? A publicidade é intrusiva? As combinações de cor são difíceis de visualizar? Há sobreposição de imagens? O tema gráfico é bastante personalizado para destacar todos os outros blogs em seu nicho?

Estas são todas as perguntas que você deve perguntar a si mesmo ao ver o seu blog.

Ícone, símbolo ou logotipo?

Para um blog pessoal, eu posso utilizar uma foto. O ideal é não mudar com frenquência e usar a mesma, mesmo em diferentes redes sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, etc.) E os comentários dos outros blogs. Neste caso, o objetivo é o de ser imediatamente reconhecido com uma única imagem.

Agora vamos falar sobre o negócio. Pense Nike, Apple e Coca-Cola. O símbolo é uma imagem nos dois primeiros casos e um texto no terceiro. Coca-Cola não tem imagem, mas um estilo de escrita que também contém a famosa bebida “Coca-Cola”.

O slogan

Quando eu abri o meu blog pessoal eu usei o slogan “Minha mente é digital, mas meu conhecimento é social media”, tudo relacionados aos posts sobre marketing digital.  Vamos dar uma olhada em algum slogans famosos:

  • “Just do it” (Nike)
  • “Connecting People” (Nokia)
  • “Life’s good” (LG)
  • “I’m lovin’ it” (McDonalds)
  • “Think Different” (Apple)

Conteúdo

Você precisa produzir conteúdo que reflete sua marca. Você pode diversificar, mas sem ir muito longe de seu nicho. Manter intacta acorrelação entre o conteúdo de marca e slogan.

Personalidade

Personalidade é o que faz você se destacar da multidão. Alguns dos meus artigos mais populares são os resultados de minhas opiniões pessoais. Isto é porque as pessoas estão mais interessadas em interagir com outra pessoa do que com uma organização (ou empresa). Agora você pode dar os primeiros passos para a construção de uma marca.

Como curar uma marca

 

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